O primeiro autocarro da frota do Metro Mondego só deverá chegar em Fevereiro de 2024, dois meses depois do inicialmente previsto, anunciou a empresa.
“A Metro Mondego informa que o primeiro autocarro do Sistema de Mobilidade do Mondego deverá chegar a Portugal em Fevereiro de 2024, proveniente da China, onde a frota está a ser produzida”, afirmou a empresa em em nota de imprensa. O atraso é justificado com a “opção de efectuar a instalação do sistema de guiamento óptico em fábrica”.
Assim chegue, o autocarro entrará numa fase de testes no troço suburbano do Metro Mondego, entre Serpins (concelho da Lousã) e o Alto de São João, que está numa fase mais adiantada da obra, e que deverá começar a operar no final de 2024. A operação na zona urbana de Coimbra só deverá acontecer em 2025.
Foi em Julho do ano passado que a Metro Mondego adjudicou à Energia Fundamental (representante em Portugal da chinesa ZT Bus) o fornecimento de 35+5 autocarros eléctricos articulados de 18 metros, num investimento de 40,5 milhões de euros, a que acrescem 12,7 milhões de euros para a manutenção dos veículos durante os 15 anos da sua vida útil.
O início da operação do Sistema de Mobilidade do Mondego tem sido sucessivamente adiado. A circulação no Ramal da Lousá foi interrompida em 2009.