A Infraestruturas de Portugal anuncia para Setembro a consignação da adaptação da infraestrutura do troço suburbano do Metrobus do Mondego, entre Alto de São João e Serpins.
Em comunicado, a IP (Infraestruturas de Portugal) anuncia que a realização da obra do Metrobus do Mondego será consignada ao consórcio Comsa / Fergrupo, obtido que foi o visto prévio do Tribunal de Contas.
O investimento contratado ascende a 23,7 milhões de euros. Os trabalhos terão de ser realizados em 18 meses e compreenderão, entre outras acções, o reperfilamento da plataforma e pavimentação, 17 paragens de via dupla para cruzamento de veículos e plataformas de passageiros, 4 zonas específicas de cruzamento de veículos, 5 rotundas de inversão de marcha junto das estações términus, melhorias em pontes, pontões e túneis e sinalização e automatização de 24 “passagens de nível”.
O Metrobus com tracção eléctrica a baterias foi a opção definitiva do Governo para a realização do Sistema de Mobilidade do Mondego no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra, ligando Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra.
O investimento deverá receber um co-financiamento comunitário de 67,23%, avança a IP.