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Home Notícias Mobilidade

Metrobus do Porto cresce e chega a Matosinhos

por T&N
25/03/2022
em Destaque, Mobilidade
2
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O BRT – Metrobus do Porto vai praticamente duplicar em extensão e chegar à porta de Matosinhos Sul, anunciou o presidente da Metro do Porto.

Como o projecto inicial do Metrobus, entre a Boavista e a Praça do Império, estava orçado em 45 milhões de euros afinal só custará 25 milhões, a Metro do Porto vai aplicar o resto do dinheiro na quase duplicação da linha, foi ontem anunciado.

P U B L I C I D A D E

Em termos práticos, a linha, que inicialmente teria 4,2 quilómetros e oito estações, ganhará mais 3,95 quilómetros e cinco estações  (Antunes Guimarães, Garcia da Horta, Nevogilde, Castelo do Queijo e Praça Cidade do Salvador). Fruto da extensão, os autocarros do Metrobus seguirão pela Avenida da Boavista abaixo até ao Castelo do Queijo, e depois virarão à direita, entre o mar e o Parque da Cidade, até à entrada de Matosinhos Sul.

Ontem foi assinado o contrato para a construção do projecto inicial. O concurso para a extensão será lançado em breve.

O investimento total no Metrobus do Porto está orçado em 66 milhões de euros, incluindo a aquisição de 12 autocarros de grande capacidade movidos a hidrogénio e a instalação do posto de abastecimento – que Tiago Braga, presidente da Metro do Porto, pretende que seja também de produção de combustível e aberto à população.

P U B L I C I D A D E

Em função da extensão da linha, e para não aumentar a frota de veículos, a cadência das ligações entre a Boavista e a Praça do Império será reduzida de dez para seis por hora, permitindo uma frequência de oito ligações / hora até Matosinhos Sul.

A extensão do Metrobus do Porto foi concertada entre a Metro do Porto, a Câmnara do Porto e o Ministerio do Ambiente, cujos titulares estiveram ontem na assinatura do contrato como consórcio Alberto Couto Alves e Alves Ribeiro.

Se tudo correr como previsto, a ligação Boavista – Império – Matosinhos Sul estará em andamento no final de 2023.

 

 

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Comentários 2

  1. André Caetano says:
    3 meses atrás

    Palhaçada! Uma faixa BUS em vez de se fazer o prolongamento do metro ligeiro da Casa da Musica à Foz.
    Projecto low cost sem nenhuma ambição, vão dar cabo da avenida

  2. Ricardo Alves says:
    2 meses atrás

    Proponho que exista uma estação deste metrobus a escassos metros da estação de metro da casa da música por via de um túnel a iniciar junto à rotunda. Depois a via central junto à Av marechal Gomes da Costa deveriam fazer um túnel ou viaduto entre avenidas só para o metro bus. No fim da avenida e para Matosinhos podem fazer um viaduto ou tunel sobre a avenida e depois faziam uma estação subterrânea junto à anémona.

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