O BRT – Metrobus do Porto vai praticamente duplicar em extensão e chegar à porta de Matosinhos Sul, anunciou o presidente da Metro do Porto.
Como o projecto inicial do Metrobus, entre a Boavista e a Praça do Império, estava orçado em 45 milhões de euros afinal só custará 25 milhões, a Metro do Porto vai aplicar o resto do dinheiro na quase duplicação da linha, foi ontem anunciado.
Em termos práticos, a linha, que inicialmente teria 4,2 quilómetros e oito estações, ganhará mais 3,95 quilómetros e cinco estações (Antunes Guimarães, Garcia da Horta, Nevogilde, Castelo do Queijo e Praça Cidade do Salvador). Fruto da extensão, os autocarros do Metrobus seguirão pela Avenida da Boavista abaixo até ao Castelo do Queijo, e depois virarão à direita, entre o mar e o Parque da Cidade, até à entrada de Matosinhos Sul.
Ontem foi assinado o contrato para a construção do projecto inicial. O concurso para a extensão será lançado em breve.
O investimento total no Metrobus do Porto está orçado em 66 milhões de euros, incluindo a aquisição de 12 autocarros de grande capacidade movidos a hidrogénio e a instalação do posto de abastecimento – que Tiago Braga, presidente da Metro do Porto, pretende que seja também de produção de combustível e aberto à população.
Em função da extensão da linha, e para não aumentar a frota de veículos, a cadência das ligações entre a Boavista e a Praça do Império será reduzida de dez para seis por hora, permitindo uma frequência de oito ligações / hora até Matosinhos Sul.
A extensão do Metrobus do Porto foi concertada entre a Metro do Porto, a Câmnara do Porto e o Ministerio do Ambiente, cujos titulares estiveram ontem na assinatura do contrato como consórcio Alberto Couto Alves e Alves Ribeiro.
Se tudo correr como previsto, a ligação Boavista – Império – Matosinhos Sul estará em andamento no final de 2023.
Palhaçada! Uma faixa BUS em vez de se fazer o prolongamento do metro ligeiro da Casa da Musica à Foz.
Projecto low cost sem nenhuma ambição, vão dar cabo da avenida
Proponho que exista uma estação deste metrobus a escassos metros da estação de metro da casa da música por via de um túnel a iniciar junto à rotunda. Depois a via central junto à Av marechal Gomes da Costa deveriam fazer um túnel ou viaduto entre avenidas só para o metro bus. No fim da avenida e para Matosinhos podem fazer um viaduto ou tunel sobre a avenida e depois faziam uma estação subterrânea junto à anémona.