O Metropolitano de Lisboa registou em 2018 prejuízos consolidados de 27,8 milhões de euros, mais 14%, ou 3,3 milhões que em 2017, segundo o relatório e contas da empresa.
No ano passado, o Metropolitano de Lisboa transportou mais de 169 milhões de passageiros, uma subida homóloga de 4,7%.
As receitas de transporte subiram 4,8%, para 103,6 milhões de euros, sendo que a este valor acrescem mais de três milhões de euros em comparticipações pela venda de passes a preços mais reduzidos.
O relatório e contas consolidado enviado pelo Metropolitano de Lisboa à CMVM inclui os resultados das empresas detidas pelo grupo Metro, ou seja, a Ferconsult, Metrocom, TREM e TREM II.
Em termos consolidados, o volume de negócios cresceu 4,7%, para 116,4 milhões de euros, “resultante principalmente do aumento da procura”.
Os rendimentos operacionais do grupo atingiram os 159 milhões de euros, um valor sensivelmente igual ao do ano anterior, de acordo com o relatório, mas os gastos operacionais subiram 4%, atingindo os 155,7 milhões de euros. O resultado operacional desceu, por isso, 65% para 3,3 milhões de euros.
Já o EBITDA (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) caiu 15,3%, para 36,4 milhões de euros, lê-se no documento.
O passivo total do grupo caiu 1,6%, fixando-se em 4,6 mil milhões de euros, sendo que o passivo remunerado aumentou quase 10% para 3,7 mil milhões de euros. Deste valor, a dívida de curto prazo é de 1,6 mil milhões de euros e está distribuída por empréstimos obrigacionistas, valores devidos ao Banco Europeu de Investimento e ao Tesouro, de acordo com o relatório.
O Metropolitano recorda ainda que o seu “projecto mais relevante” para os próximos anos é o prolongamento da actual rede desde a estação do Rato até ao Cais do Sodré, com cerca de dois quilómetros em túnel, bem como a construção de dois viadutos no Campo Grande, que garantem a ligação entre as linhas Amarela e Verde, “para permitir a operação circular”.
Serão ainda construídas duas novas estações de metro (Estrela e Santos) e será remodelada a estação do Cais do Sodré.