O Metropolitano de Lisboa transportou 126,2 milhões de passageiros nos primeiros nove meses de 2024, fixando um novo recorde para o período.
O resultado agora alcançado supera em 7,4 milhões de passageiros (+6,2%) o registo do período homólogo do ano passado e ultrapassa em 419,6 mil passageiros (+0,3%) o recorde fixado em 2019, anunciou o Metropolitano de Lisboa.
“Para estes resultados contribuíram significativamente a entrada em vigor em Janeiro de 2024 da gratuitidade do título navegante® Metropolitano para os perfis sub18 e sub23 estudantes – que originou um aumento acentuado da procura – e uma maior articulação entre operadores da rede de mobilidade da Área Metropolitana de Lisboa”, referiu a operadora, em comunicado.
A tendência de crescimento deverá manter-se, até por força da entrada em vigor, no domingo, da gratuitidade dos transportes públicos para todos os menores de 23 anos.
Só em Setembro, o Metropolitano de Lisboa registou 14,8 milhões de passageiros, mais 972,7 mil do que no período homólogo de 2023 e mais 77,4 mil do que em 2019, acrescentou.
“O número recorde de clientes registado surge num contexto especialmente exigente para a empresa, em que o serviço de transporte tem sido condicionado pelas intervenções em curso para a expansão da rede, instalação do novo sistema de sinalização de última geração (CBTC -Communications-based Train Control) e o plano de acessibilidades”, sublinha-se no texto.