Segundo semestre de 2026 continua a ser a meta para a conclusão da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa, entre Loures e Odivelas. O concurso foi hoje lançado.
A Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa, ou o Sistema de Metro Ligeiro de Superfície entre Loures e Odivelas, representa um investimento global de 527,3 milhões de euros, dos quais 390 milhões advirão de um empréstimo do PRR e 137,3 milhões de euros do Orçamento de Estado.
O concurso hoje lançado compreende a concepção e construção da infra-estrutura e do reordenamento urbano envolvente, o fornecimento de veículos tipo LRV-Light Rail Vehicle e a prestação de serviços de manutenção da infra-estrutura ferroviária e dos veículos por um prazo de três anos.
Os candidatos têm 120 dias para apresentar as respectivas propostas. A obra deverá prolongar-se por 30 meses, mas ainda assim os responsáveis do Metropolitano de Lisboa mantêm o objectivo de ter a linha a funcionar até ao final de 2026.
A Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa estender-se-á por 11,5 quilómetros (6,4 km em Loures, 5,1 km em Odivelas), com 17 estações (nove em Loures e as restantes em Odivelas), a maioria das quais (12) à superfície.,
O interface com a rede do Metropolitano de Lisboa far-se-á na estação de Odivelas.