O projecto da Linha Violeta, que há-de levar o Metropolitano de Lisboa a Loures e a Odivelas, está em consulta pública até 14 de Fevereiro.
De acordo com o resumo não técnico do plano, a nova linha do Metropolitano de Lisboa terá uma extensão de 13 km e compreenderá 19 novas estações.
A maioria do percurso (66%) decorrerá à superfície, com apenas 28% da linha subterrânea e os restantes 6% em viaduto e em trincheira. Também no que toca às estações (11 em Loures e 8 em Odivelas), 14 serão à superfície, três subterrâneas e duas em trincheira.
O “traçado proposto tem como objetivo servir os grandes núcleos populacionais de Loures e Odivelas, fazendo a ligação entre as freguesias com maior densidade urbana e ligando os mais importantes polos de serviços e comércio”, refere o resumo não técnico.
O investimento previsto é de 250 milhões de euros, a que deverão acrescer 80 milhões de euros no concelho de Loures e 70 milhões no concelho de Odivelas para expropriações e reordenamento urbanístico e de trânsito.
A construção do Transporte Colectivo em Sítio Próprio nos concelhos de Loures e Odivelas, vulgo Linha Violeta, deverá prolongar-se por 30 meses, com arranque no primeiro trimestre de 2024 e termo no segundo semestre de 2026, para cumprir os prazos previstos no PRR, que financia o projecto.