O Metropolitano de Lisboa transportou 81,3 milhões de passageiros no ano passado, menos 4,3 milhões que em 2020 e menos 92,4 milhões que em 2019, anunciou a empresa.
O Metropolitano de Lisboa justifica a degradação da procura com os efeitos da situação pandémica, particularmente graves no primeiro trimestre. Na verdade, passado esse período, entre Abril e Dezembro, o número de passageiros até cresceu 29% face ao mesmo período de 2020.
No relativo à receita, o Metropolitano de Lisboa prevê atingir, em 2021, um total de 98,4 milhões euros, valor que compara com os 83,9 milhões de euros de 2020.
A explicação para a subida das receitas com perda de passageiros reside no aumento de 17,4% nas compensações públicas atribuídas (passes sociais 4_18, Sub23, Social+ e Antigos Combatentes, PART e apoios extraordinários no âmbito da crise pandémica).
Já em Janeiro deste ano manteve-se a tendência de crescimento da procura, com uma subida de 40,8% nas validações face ao primeiro mês de 2021, “prevendo-se uma tendência para uma recuperação sustentável da afluência de clientes durante o corrente ano”, refere o comunicado emitido a propósito.
Para o final do exercício, a operadora prevê atingir uma receita total de 98,4 milhões euros.