O Metropolitano de Lisboa recebeu hoje a primeira das 14 unidades triplas contratadas em Fevereiro de 2020. A entrada ao serviço está prevista para Janeiro de 2025.
Chegou hoje, proveniente de Valência, em três camiões TIR (tantos quantas as carruagens), ao cabo de uma viagem 900 quilómetros, a primeira das 14 unidades unidade triplas encomendadas pelo Metropolitano de Lisboa ao agrupamento Stadler Rail Valência / Siemens Mobility.
As novas unidades triplas, que representam um investimento de 72,7 milhões de euros, oferecem, cada, 90 lugares sentados (dos quais 30 prioritários), com os bancos colocados longitudinalmente (para aumentar o espaço, a lotação e a comodidade dos passageiros em pé).
As composições já integram o sistema de controlo automático e contínuo de comboios Communications-Based Train Control (CBTC).
O concurso foi lançado em Setembro de 2018, a adjudicação à Stadler Rail Valência / Siemens Mobility aconteceu em Janeiro de 2020, com o contrato a ser assinado em Fevereiro do mesmo ano. Mas o visto prévio do Tribunal de Contas só chegou em Maio de 2021.
O prazo global para a execução do contrato era de 77 meses (a contar do visto prévio), com a última entrega prevista para o terceiro trimestre de 2025. Mas a entrega desta primeira unidade tripla estava inicialmente prevista para o primeiro trimestre de 2023.
Entretanto, no final do ano passado a Metropolitano de Lisboa lançou um novo concurso para a compra de mais 24 unidades triplas (com opção para outras 12). O preço base era de 138 milhões de euros (podendo chegar aos 207 milhões).
A CRRC Tangshan e a Stadler Rail Valência foram as duas únicas candidatas (com propostas de 115 milhões e 134 milhões de euros, respectivamente). Até ao momento não é conhecido o desfecho do processo.