Quarta-feira, Fevereiro 24, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Governo quer regulamentar cargas e descargas

    COSEC segurou 600 milhões em exportações

    Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa

    Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa

    Lufthansa voará para os Açores no Verão

    Lufthansa voará para os Açores no Verão

    K+N, Panalpina e Bosch juntam-se à Schenker contra cartel da carga aérea

    CMA CGM Air Cargo descola a 8 de Março

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Governo quer regulamentar cargas e descargas

    COSEC segurou 600 milhões em exportações

    Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa

    Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa

    Lufthansa voará para os Açores no Verão

    Lufthansa voará para os Açores no Verão

    K+N, Panalpina e Bosch juntam-se à Schenker contra cartel da carga aérea

    CMA CGM Air Cargo descola a 8 de Março

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Metropolitano vai estudar metro de superfície

por T&N
05/08/2020
em Destaque, Mobilidade
2
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Será o Metropolitano de Lisboa a estudar a viabilidade do projecto de metro superfície que Lisboa, Loures e Oeiras se propõem desenvolver.

A Câmara de Lisboa aprovou, com o voto contra do CDS-PP, o protocolo de cooperação que visa dar início aos estudos de viabilidade do projecto do metro de superfície que ligará a capital, Loures e Oeiras.

De acordo com o texto, o Metropolitano de Lisboa ficará encarregue de, no prazo de 14 meses, desenvolver os os estudos prévios a avaliação da viabilidade e a concepção do projecto, pelo valor de 3,4 milhões de euros, a suportar pelas três autarquias. A escolha é justificada pelo facto de o Metropolitano já ter desenvolvido “estudos da mesma natureza no contexto do plano de expansão em curso da rede de metropolitano e à complementaridade destes trabalhos”.

O metro de superfície para ligar os concelhos de Lisboa, Loures e Oeiras representa um investimento de cerca de 490 milhões de euros, de acordo com a nota enviada por aqueles municípios.

A nova linha terá uma extensão de cerca de 24,4 quilómetros e fará as ligações entre Cruz Quebrada (Oeiras) e  Alcântara (Lisboa) e entre Santa Apolónia (Lisboa) e Sacavém (Loures).

“Os municípios de Lisboa, de Oeiras e de Loures têm interesse em assegurar uma ligação rápida entre as respectivas zonas ribeirinhas e as principais interfaces em Lisboa, por forma a melhorar a conectividade dos seus territórios, propondo-se assim revitalizar um corredor estruturante dedicado exclusivamente às redes E15, assente na extensão da linha de eléctrico 15″, actualmente explorada pela Carris, destaca a autarquia na proposta.

O CDS-PP foi a única voz dissonante na aprovação do protocolo. À “Lusa”, o vereador João Gonçalves Pereira defendeu que estava em causa uma “proposta mal elaborada”, com “ausência de informação” e que significará o “abandono da expansão do Metropolitano de Lisboa”.

Para o centrista, a solução apresentada pelo presidente da Câmara, Fernando Medina, como um “metro ligeiro de superfície”, é “mera propaganda”, argumentando que não será tão rápida como o metro. E criticou ainda que não tenha sido esclarecido pelo Executivo quem vai pagar o projecto depois do estudo agora aprovado.

Tags: Metro de superfícieMetropolitano de Lisboa

Notícias Relacionadas

Metro de Lisboa supera expectativas no semestre
Press Releases

Metropolitano removeu 2000m2 de tags e graffiti

22 de Fevereiro, 2021
Metropolitano de Lisboa reforça manutenção
Mobilidade

Metropolitano investe nos pagamentos contactless

4 de Dezembro, 2020
Concessão da Carris e Metro de Lisboa poupará 170 milhões
Press Releases

Metropolitano de Lisboa já tem loja online

12 de Novembro, 2020
A seguir
Oito países juntos pelos navios autónomos

Oito países juntos pelos navios autónomos

Comentários 2

  1. Helder Almeida says:
    7 meses atrás

    É uma construção mais barata, mais fácil de implementar, mais fácil e barata acessibilidade com quase todas as estações à superficie, etc, etc etc. Não é preciso ir a Roterdão, Haia, Ruão, Antuérpia…já temos: Porto; já foram de Campanhã a Matosinhos, ou ao aeroporto Sá Carneiro ou à Póvoa de Varzim no Metro?
    Se sim podemos conversar, se não primeiro experimentem.
    É certo que em certas áreas densamente urbanas poderá descer a túnel, mas serão casos pontuais e…o metro de superfície deverá ter sempre prioridade sobre veículos de qualquer tipo, sempre que não tenha linha exclusiva como ao lado da av. 24 de Julho em Lisboa. Já agora, quando possível, vão ao Rio de Janeiro experimentar o sucesso do novíssimo metro de superfície implementado em 2016!

  2. luís pereira says:
    7 meses atrás

    Portugal apresenta atraso de 50/60 anos de atraso nas ligações entre comboio e o metro e os aeroportos, somos mesmo Pais da UE apresenta pior índices para as acessibilidades quer a passageiros quer a mercadorias o que NÃO ADMIRA NADA PORQUE A COSTA E F MEDINA HÁ JÁ 10 ANOS QUE NÃO LICENCIAM OBRA PARA CONSTRUÇÃO DO HUB DA DHL NO AEROPORTO LISBOA, PIOR ERA IMPOSSÍVEL, mas há mais, a Medway espera há já mais de 1 anos pela sua licença construção do seu movo HUB de transporte ferroviário em Famalicão, o Fernando Medina tudo inicia e nada vai acabar é para dizer “Ó COSTA” olha que Alentejanos trabalham mais e melhor, lol

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

   

   

+ Recentes

Governo quer regulamentar cargas e descargas

COSEC segurou 600 milhões em exportações

24 de Fevereiro, 2021
Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa

Grimaldi encomenda ro-ro para o West Africa

24 de Fevereiro, 2021
Lufthansa voará para os Açores no Verão

Lufthansa voará para os Açores no Verão

24 de Fevereiro, 2021
K+N, Panalpina e Bosch juntam-se à Schenker contra cartel da carga aérea

CMA CGM Air Cargo descola a 8 de Março

24 de Fevereiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist