Sábado, Janeiro 28, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

    A mudança de paradigma

    A mudança de paradigma

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

    A mudança de paradigma

    A mudança de paradigma

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Metropolitano vai estudar metro de superfície

por T&N
05/08/2020
em Destaque, Mobilidade
2
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Será o Metropolitano de Lisboa a estudar a viabilidade do projecto de metro superfície que Lisboa, Loures e Oeiras se propõem desenvolver.

A Câmara de Lisboa aprovou, com o voto contra do CDS-PP, o protocolo de cooperação que visa dar início aos estudos de viabilidade do projecto do metro de superfície que ligará a capital, Loures e Oeiras.

De acordo com o texto, o Metropolitano de Lisboa ficará encarregue de, no prazo de 14 meses, desenvolver os os estudos prévios a avaliação da viabilidade e a concepção do projecto, pelo valor de 3,4 milhões de euros, a suportar pelas três autarquias. A escolha é justificada pelo facto de o Metropolitano já ter desenvolvido “estudos da mesma natureza no contexto do plano de expansão em curso da rede de metropolitano e à complementaridade destes trabalhos”.

O metro de superfície para ligar os concelhos de Lisboa, Loures e Oeiras representa um investimento de cerca de 490 milhões de euros, de acordo com a nota enviada por aqueles municípios.

A nova linha terá uma extensão de cerca de 24,4 quilómetros e fará as ligações entre Cruz Quebrada (Oeiras) e  Alcântara (Lisboa) e entre Santa Apolónia (Lisboa) e Sacavém (Loures).

“Os municípios de Lisboa, de Oeiras e de Loures têm interesse em assegurar uma ligação rápida entre as respectivas zonas ribeirinhas e as principais interfaces em Lisboa, por forma a melhorar a conectividade dos seus territórios, propondo-se assim revitalizar um corredor estruturante dedicado exclusivamente às redes E15, assente na extensão da linha de eléctrico 15″, actualmente explorada pela Carris, destaca a autarquia na proposta.

O CDS-PP foi a única voz dissonante na aprovação do protocolo. À “Lusa”, o vereador João Gonçalves Pereira defendeu que estava em causa uma “proposta mal elaborada”, com “ausência de informação” e que significará o “abandono da expansão do Metropolitano de Lisboa”.

Para o centrista, a solução apresentada pelo presidente da Câmara, Fernando Medina, como um “metro ligeiro de superfície”, é “mera propaganda”, argumentando que não será tão rápida como o metro. E criticou ainda que não tenha sido esclarecido pelo Executivo quem vai pagar o projecto depois do estudo agora aprovado.

Notícias Relacionadas

Metropolitano de Lisboa reforça manutenção
Mobilidade

Metropolitano: Linha Violeta em consulta pública

06/01/2023
Metropolitano de Lisboa reforça manutenção
Mobilidade

Expansão do Metropolitano de Lisboa custa mais 43%

29/12/2022
Metropolitano de Lisboa reforça manutenção
Mobilidade

Metros e Transtejo recuperam passageiros

13/10/2022
A seguir
Oito países juntos pelos navios autónomos

Oito países juntos pelos navios autónomos

Comentários 2

  1. Helder Almeida says:
    2 anos atrás

    É uma construção mais barata, mais fácil de implementar, mais fácil e barata acessibilidade com quase todas as estações à superficie, etc, etc etc. Não é preciso ir a Roterdão, Haia, Ruão, Antuérpia…já temos: Porto; já foram de Campanhã a Matosinhos, ou ao aeroporto Sá Carneiro ou à Póvoa de Varzim no Metro?
    Se sim podemos conversar, se não primeiro experimentem.
    É certo que em certas áreas densamente urbanas poderá descer a túnel, mas serão casos pontuais e…o metro de superfície deverá ter sempre prioridade sobre veículos de qualquer tipo, sempre que não tenha linha exclusiva como ao lado da av. 24 de Julho em Lisboa. Já agora, quando possível, vão ao Rio de Janeiro experimentar o sucesso do novíssimo metro de superfície implementado em 2016!

  2. luís pereira says:
    2 anos atrás

    Portugal apresenta atraso de 50/60 anos de atraso nas ligações entre comboio e o metro e os aeroportos, somos mesmo Pais da UE apresenta pior índices para as acessibilidades quer a passageiros quer a mercadorias o que NÃO ADMIRA NADA PORQUE A COSTA E F MEDINA HÁ JÁ 10 ANOS QUE NÃO LICENCIAM OBRA PARA CONSTRUÇÃO DO HUB DA DHL NO AEROPORTO LISBOA, PIOR ERA IMPOSSÍVEL, mas há mais, a Medway espera há já mais de 1 anos pela sua licença construção do seu movo HUB de transporte ferroviário em Famalicão, o Fernando Medina tudo inicia e nada vai acabar é para dizer “Ó COSTA” olha que Alentejanos trabalham mais e melhor, lol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Brasil concessiona Ferrovia Norte-Sul

Crescimento do Brasil recuará para 0,2% este ano

27/01/2023
Os portos portugueses – uma década perdida

A importância da carga e dos donos da carga

27/01/2023
Porto de Bilbau lança terminal de contentores

Porto de Bilbau lança terminal de contentores

26/01/2023
Hapag-Lloyd investe em terminais na Índia

Hapag-Lloyd investe em terminais na Índia

26/01/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist