O empresário Miguel Pais do Amaral poderá avançar para a privatização da TAP juntamente com investidores estrangeiros. O ex-presidente da Continental Airlines, Frank Lorenzo, também terá manifestado algum interesse.
As notícias são avançadas na imprensa de hoje. O interesse de Pais do Amaral será, ao que parece, mais consistente, a avaliar pelas reuniões mantidas com o CEO da TAP e com o secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações sobre o assunto.
No caso de Frank Lorenzo, o milionário norte-americano apenas estará interessado no negócio da aviação da companhia aérea nacional, o que poderá constituir um obstáculo. Segundo o “Público”, o empresário, que dirige a capital de risco Savoy Group, poderá contar também com um parceiro português, não identificado.
Já esta semana, o “Expresso” avançou o interesse do dono da ex-Parmalat Brasil na compra da empresa de manutenção que a TAP tem naquele país, e que representa uma das “dores de cabeça” da transportadora.
A privatização da TAP deverá acontecer este ano, mas o Governo já disse que só avança quando houver condições de mercado (entenda-se, vários interessados com propostas firmes) para viabilizar o negócio. Ora até ao momento, apenas haverá manifestações de interesse e pouco mais.
Interessado na TAP continuará Germán Efromovich, que viu a sua proposta de compra ser recusada pelo Executivo.