O futuro terminal de contentores de Sines foi o tema forte do encontro da ministra do Mar com representantes da Cosco Shipping Lines, hoje, em Xangai.

De visita à China, Ana Paula Vitorino aproveitou para, acompanhada pelo presidente do Porto de Sines, José Luís Cacho, mais uma vez tentar interessar a Cosco pelo terminal Vasco da Gama, que o Governo pretende levar a concurso ainda este ano.

A Cosco Shipping Lines é o principal armador do grupo Cosco, que integra também a Cosco Shipping Ports, operador portuário.

A Cosco Shipping é a quarta maior companhia do mundo no transporte marítimo de contentores, operando com uma frota de cerca de 360 navios e uma capacidade de dois milhões de TEU. E ainda este mês poderá chegar a número três do mundo se fechar, como previsto, a compra da OOCL.

Na área da operação portuária, a Cosco está num processo acelerado de expansão internacional. Na Europa controla já o porto do Pireu, os terminais espanhóis que eram da Noatum e, no Norte da Europa, o terminal de contentores de Zeebrugge (ex-APM Terminalsa).

O encontro de hoje, segundo o Ministério do Mar, “permitiu perceber o potencial interesse” da Cosco “em marcar uma presença mais forte em Portugal, em particular no Porto de Sines, que poderá ganhar com este parceiro uma maior projecção internacional, posicionando-o no topo da tabela dos principais portos europeus”.

 

Comments are closed.