O saneamento da dívida da CP vai ser feito e nenhuma obra do Ferrovia 2020 ficará por fazer, garantiu o ministro das Infraestruturas, no Parlamento.
Pedro Nuno Santos garantiu que o saneamento financeiro da CP será feito para que a empresa possa contratar os comboios de Alta Velocidade, numa operação que não aumentará a dívida pública.
“Está previsto o saneamento financeiro da CP” e “ele vai ser feito”, afirmou o ministro, ouvido hoje na Comissão de Orçamento e Finanças, no âmbito da proposta do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).
O que se está a fazer, precisou, é uma “operação contabilística que permite retirar à CP este peso enorme do balanço e dar-lhe condições para que possa fazer a contratação dos comboios para a Alta Velocidade”, uma vez que as regras não permitem que a compra seja financiada pelo Orçamento do Estado ou através de fundos comunitários.
Pedro Nuno Santos respondia a uma questão do deputado do PSD António Topa Gomes, que quis saber se o saneamento da CP estava efectivamente previsto porque a “nota” que vê no OE2023 “não é um orçamento mas um oramento”.
“Deduzo que o ministro vai ao oráculo Fernando Medina e faz uma oração a ver se o dinheiro vem”, ironizou o deputado social-democrata.
No relatório que acompanha a proposta do OE refere-se que a CP prevê “o lançamento, em 2023, de concurso para a aquisição de 12 comboios de Alta Velocidade no valor de 336 milhões de euros”, detalhando que “este investimento deverá ser feito com fundos próprios da empresa, viabilizado pelo saneamento da dívida histórica da mesma”.
Ferrovia 2020 quase pronto em 2023
Em resposta às questões e críticas de deputados do PSD, Pedro Nuno Santos afirmou que o Executivo “está a fazer o que não foi feito” e que “não faltarão verbas para executar”. Posteriormente, novamente questionado sobre o tema pelo deputado do Chega André Ventura, o ministro voltou a frisar que o Governo irá “executar praticamente o Ferrovia 2020”, ainda que “algumas coisas vão ficar para o PT2030”.
“Antes de nós a ferrovia estava ao abandono e hoje está em obra”, defendeu.
Em 2023, o Governo prevê executar 714 milhões de euros do Ferrovia 2020.
Quando chegam finalmente os comboios encomendados de Stadler para Portugal?
Apenas chegarão em 2029 data de conclusão do ferrovia 2020 + ferrovia 2030. Os corredores Norte e Sul para Espanha só ficaram prontos nessa data assim como o 1o troco da nova linha entre Porto e Lisboa e a linha de Cascais, assim como a nova ligação usando a linha de Cintura em Lisboa.
A última prova de incompetencia vem do METRO DE LISBOA que como todos sabem o METRO da capital deven rocurar estar ligado às estações de comboios mais proximas. Assim como se vai explicar que no mapa publicado da expansão da rede de METRO não esteja prevista uma ligação em Benfica. Esquecem das baterias dos ferries e da INTERLIGAÇÃO Ⓜ FERROVIARIA há décadas !!