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Ministro nega “desvio de verbas” na Linha do Douro

por T&N
13/04/2022
em Infra-estruturas
1
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O ministro das Infraestruturas nega o “desvio de verbas” na Linha do Douro, justificando o atraso na modernização do troço Marco-Régua com “problemas” com o projectista.

“Não houve desvio de verbas nenhum. Infelizmente, no investimento público vamos enfrentando um conjunto de circunstâncias que não estavam antecipadas e tivemos um problema no troço Marco-Régua com o projectista, que não foi capaz de entregar o resultado”, disse Pedro Nuno Santos, ontem, no Porto.

Em declarações aos jornalistas, o ministro esclareceu que, face às “circunstâncias”, houve a necessidade de lançar um novo procedimento e “encontrar um novo projectista”.

“Isso atrasou muito o que estava programado”, observou, acrescentando que também a Infraestruturas de Portugal (IP) pediu “dispensa de Impacte Ambiental porque entendia que uma mera electrificação não justificava”, mas que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) “teve um entendimento diferente”.

“Tivemos de a fazer [Declaração de Impacte Ambiental] e são circunstâncias que, não estando antecipadas, explicam porque é que há um atraso”, referiu o governantes, esclarecendo ainda que as verbas a utilizar no âmbito do Portugal 2020 foram “usadas noutro sítio que estava mais avançado”.

“Este troço, que não vai deixar de ser feito, nem ficar à espera de nada, vai ser financiado pelo Portugal 2030. Não muda nada, apenas a origem do financiamento”, notou.

A 6 de Abril, o “Público” noticiou que a modernização do troço Marco-Régua, da Linha do Douro, “perdeu financiamento do Ferrovia 2020 e aguarda verbas do novo quadro comunitário”.

O diário esclarecia ainda, tendo por base informações da IP, que o montante inicialmente alocado àquele troço “foi usado para reforçar o co-financiamento dos troços Caíde-Marco de Canaveses e Meleças-Caldas da Rainha”.

Também a Associação Vale d’Ouro classificou, no mesmo dia, como “inqualificável e inexplicável” o atraso na electrificação da Linha do Douro, mostrando-se preocupada com o facto de a empreitada “não possuir” actualmente financiamento em “qualquer quadro comunitário”.

“Este atraso é inqualificável e começa a ter contornos muito estranhos, a região merece mais respeito e o país merece uma explicação para tantos atrasos”, afirmou Luís Almeida, presidente da Direcção da Vale d’Ouro, citado em comunicado.

Aos jornalistas, Pedro Nuno Santos destacou o “potencial do Douro”, nomeadamente, daquela ferrovia para o transporte de passageiros, admitindo que, se existirem “condições financeiras”, o objectivo é chegar à fronteira, nomeadamente, até Barca d’Alva.

“Gostava que chegássemos até Barca d’Alva e aproveitássemos na plenitude o potencial desta linha”, acrescentou o ministro.

 

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Comentários 1

  1. luis pereira says:
    12 meses atrás

    O que o Ministro não disse é que assegura a obra até à fronteira espanhola o que já vem sendo normal no Mau Ministro anormalmente comunista e incompetente que desvia o dinheiro para pagar o Passivo da TAP, etc, quando o normal seria investir em projetos que produzam lucro e rendimento como o Turismo, é uma Vergonha Nacional !!

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