A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) do novo aeroporto de Lisboa deverá ficar concluída este ano. Conhecidos os resultados, o ministro Pedro Nuno Santos apela a um consenso nacional sobre a localização.
“Vamos deixá-la [a AAE] chegar até ao fim. Depois de a termos concluída é importante não só que o Governo tome uma decisão, mas que ela seja consensualizada com uma maioria. Uma maioria que dê garantias de que o percurso não vai ser interrompido”, afirmou o ministro das Infraestruturas.
“Há 50 anos que nós estamos para construir um aeroporto em Portugal. É inadmissível, incompreensível, inaceitável que nós não tenhamos a capacidade de resolver o problema do aeroporto. O país tem de resolver isso”, defendeu.
Ainda a esse propósito o governante ressalvou que apesar da pandemia ter reduzido “muito a procura” do aeroporto, “rapidamente” a recuperará.
“Nós sabíamos que se não tivéssemos a pandemia, em 2020 já íamos recusar milhares de voos. Isso significa que são milhões de euros que o país perde por não ter capacidade aeroportuária na região de Lisboa”, argumentou.
Atualmente, em cima da mesa estão três hipóteses: aeroporto Humberto Delgado (principal), com o aeroporto do Montijo (complementar); aeroporto do Montijo (principal), com o aeroporto Humberto Delgado (complementar) e uma infra-estrutura nova localizada no Campo de Tiro de Alcochete.
A realização da Avaliação Ambiental Estratégica do novo aeroporto de Lisboa está a ser disputada por quatro consórcios.
Os únicos culpados de o NAL – novo aeroporto de Lisboa ainda não ter sido construído ao fim de 50 anos de estudos são os sucessivos primeiros ministros do PS, José Sócrates & António Costa que não quiseram aceitar as avaliações independentes da OE & LNEC. Assim sendo se optarem pelo Montijo provam ser corruptos ! Mais, o Centro perto de Fátima merece há muito 1 novo aeroporto de pequena dimensão que eles também negaram !