A Mitsubishi Fuso Truck Europe, no Tramagal, está bem lançada para atingir a neutralidade carbónica já em 2022.
A fábrica do grupo Daimler no Tramagal, que assegura a produção da Canter (e da e-Canter) para a Europa e não só, prepara-se para cumprir o objectivo anunciado, já em 2019, pelo grupo germânico de ter todas as unidades de produção europeias neutras em termos de emissões de CO2 até 2022.
A estratégia para reduzir a pegada ecológica passa por reduzir o consumo de energia, apostar nas energias de origem renovável e investir na produção para auto-consumo com recurso a painéis solares.
“Queremos ser pioneiros, tanto no produto como na produção”, sintetiza Jorge Rosa, director da unidada da MFTE no Tramagal, remetendo para o facto de a unidade portuguesa produzir a e-Canter desde 2017.
O processo de redução das emissões de CO2 já se iniciou há vários anos, mas em 2021 deverá sofrer um forte impulso com o corte de 50% das emissões face a 2020. Para isso, e para além das medidas já mencionadas, toda a frota afecta aos armazéns e operações logísticas internas será substituída por veículos eléctricos. A produção de hidrogénio verde, com o apoio dos painéis solares, para substituir o gás natural está também em estudo.
A fábrica do Tramagal produz o Fuso Canter desde 1980, num total acumulado de mais de 230 mil unidades.