A Mobi.E propõe-se investir 1,75 milhões de euros em dez hubs de carregamento de veículos eléctricos, num total de 90 postos.
A Mobi.E anunciou um concurso para a selecção de até quatro empresas que irão instalar os dez hubs com que pretende reforçar a rede nacional de abastecimento de acesso público.
Cada hub terá de disponibilizar um posto de carregamento ultra-rápido (150 kW), três postos de carregamento rápido (50 kW) e cinco postos de carregamento normal (22 kW), permitindo o carregamento simultâneo de 18 veículos.
A localização dos novos hubs não foi ainda divulgada, mas é certo que cobrirá municípios do Norte ao Sul do país. Os novos equipamentos deverão estar operacionais durante o primeiro semestre do próximo amo.
“Durante o processo de instalação, será lançado um procedimento de contratação pública para a concessão da operação dos hubs, de forma a garantir que o início do seu funcionamento ocorra até ao final do primeiro semestre de 2021”, refere Luís Barroso, presidente da Mobi.E.
Este projecto piloto, integrado no Programa de Estabilização Económica e Social do Governo, conta com o financiamento do Fundo Ambiental, no valor de 1,75 milhões de euros.