Segunda-feira, Dezembro 4, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Resultados de estudos sobre Portos Wind Offshore

    Sempre a pensar no Futuro!

    Sempre a pensar no Futuro!

    Contos impopulares [i]

    Açores: disrupção no sistema de transportes marítimos

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Auxílios estatais: O escrutínio não terminou

  • ENTREVISTAS
    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Resultados de estudos sobre Portos Wind Offshore

    Sempre a pensar no Futuro!

    Sempre a pensar no Futuro!

    Contos impopulares [i]

    Açores: disrupção no sistema de transportes marítimos

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Auxílios estatais: O escrutínio não terminou

  • ENTREVISTAS
    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Moçambique precisa de mais linhas para escoar carvão

por T&N
18/01/2011
em Uncategorized
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O governo de Moçambique equaciona a construção de uma nova linha férrea, alternativa aos corredores da Beira e Nacala, para facilitar o escoamento do carvão de Moatize.

A nova linha deverá sair da cidade da Beira, passar por Mocuba, na vizinha Zambézia, e terminar no porto de Nacala, de acordo com a ministra moçambicana dos Recursos Minerais, citada nos media locais.

Os recursos conhecidos da Bacia de Moatize, em Tete, permitem prever que Moçambique poderá exportar mais de 100 milhões de toneladas de carvão nos próximos 15 a 20 anos. A brasileira Vale é a responsável pela extracção do minério. Resta resolver o transporte para o porto de Nacala (preferencialmente) e da Beira.

A linha de Nacala, agora também controlado pela Vale, levará cinco anos até estar operacional, para uma capacidade de transporte anual de 25 milhões de toneladas, avança a imprensa moçambicana.

Já a linha do Sena tem uma capacidade de apenas seis milhões de toneladas/ano, devendo duplicá-la entre 2014 e 2017.

A Estratégia para o Escoamento do Carvão, apresentada pela Associação para o Desenvolvimento do Carvão Mineral, propõe várias soluções, entre as quais a utilização do curso do rio Zambeze e a construção de uma nova linha, paralela à do Sena.

Entretanto, ainda em Moçambique, o governo prevê impulsionar este ano a construção da desejada linha Norte-Sul, que deverá cruzar todo o país, desde o Rovuma a Maputo, favorecendo a circulação de pessoas e bens. Mas o projecto é ainda incipiente, havendo apenas a certeza de que custará muito milhões.

Notícias Relacionadas

Novo transporte público do Alto Tâmega arranca dia 4
Mobilidade

Novo transporte público do Alto Tâmega arranca dia 4

28/11/2023
Transtejo inaugurou primeiro ferry eléctrico
Mobilidade

Transtejo inaugurou primeiro ferry eléctrico

28/11/2023
Jaime Vieira dos Santos
Opinião

Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

28/11/2023
A seguir

Barcelona “ganha” nova pick-up da Nissan

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Novo transporte público do Alto Tâmega arranca dia 4

Novo transporte público do Alto Tâmega arranca dia 4

28/11/2023
Transtejo inaugurou primeiro ferry eléctrico

Transtejo inaugurou primeiro ferry eléctrico

28/11/2023
Jaime Vieira dos Santos

Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

28/11/2023
AE ferroviária retirará 48 mil camiões da estrada

AE ferroviária Algeciras – Saragoça adiada “sine die”

28/11/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist