A conclusão da segunda fase das obras de recuperação e modernização da Linha do Sena, na província de Sofala, é uma das prioridades para 2015 do sector dos transportes e comunicações em Moçambique, de acordo com o respectivo ministro.

Linha do Sena

 

Carlos Mesquita, que usava da palavra na abertura do 33.° Conselho Coordenador do Ministério dos Transportes e Comunicações, mencionou ainda como prioridades o início da operação do corredor ferroviário Tete/Nacala e a aquisição de quatro aviões para renovar a frota das Linhas Aéreas de Moçambique.

O ministro, citado pelo “Notícias”, de Maputo, referiu-se igualmente à introdução de uma nova rota aérea para Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, e ao aumento do tráfego para o aeroporto internacional de Nacala como outras apostas do governo para este ano.

As obras em curso na linha de caminho-de-ferro do Sena vão conferir-lhe capacidade para escoar 22 milhões de toneladas de carvão por ano, tendo Carlos Mesquita anunciado, igualmente para 2015, a compra de 70 carruagens para o transporte de passageiros e outros meios circulantes para o transporte de mercadorias.

A expansão da rede da telefonia móvel, a melhoria, clarificação e execução de forma coerente das funções de regulação e operação são outros desafios que, segundo o ministro dos Transportes e Comunicações, deve acontecer nas diversas áreas do sector, nomeadamente o transporte rodoviário, aéreo, ferroviário e o serviço portuário.

Os comentários estão encerrados.