A modernização do terminal de contentores de Alcântara, no porto de Lisboa, avança amanhã para a segunda fase, de aumento da capacidade do terrapleno.
A Administração do Porto de Lisboa e a Yilport Liscont assinam amanhã, quarta-feira, o procotolo para o arranque da segunda fase do projecto de modernização do terminal de contentores de Alcântara.
Na primeira fase tratou-se, essencialmente, de aumentar a capacidade de movimentação de contentores, na frente de cais e em parque, com a instalação de quatro STS super post panamax e seis e-RTG, equipamentos eléctricos que, além do mais, permitiram reduzir drasticamente as emissões poluentes.
Na segunda fase, os trabalhos concentrar-se-ão no aumento da capacidade de parqueamento de contentores, mediante a demolição dos edifícios Terlis e IPTM e repavimentação da área assim libertada (e da restante área de estacionamento de contentores vazios ainda não pavimentada).
Prevista está também a construção de um edifício de manutenção e reparação de apoio ao terminal.
Foi em Dezembro de 2021 que a APL e a Yilport Liscont assinaram o “novo” contrato de concessão do terminal de contentores de Alcântara (12 anos depois da primeira renegociação).
O novo acordo prevê o prolongamento da concessão até 2038, contra um investimento privado de cerca de 124 milhões de euros, a ser implementado em quatro fases até 2035.
“A modernização do Terminal de Contentores de Alcântara traduz um plano de investimentos que visa obter ganhos de competitividade e de sustentabilidade e, consequentemente, o reforço do posicionamento do Porto de Lisboa no contexto das rotas marítimas transatlânticas e europeias”, comentou Carlos Correia, presidente da APL, citado no comunicado emitido a propósito do arranque da segunda fase de melhoramentos.
Certo é que, no entretanto, com os novos equipamentos e o regresso da paz social, o porto de Lisboa e o terminal da Liscont já atraíram nos últimos tempos vários serviços de alguns dos principais operadores mundiais.
Já agora porque não resolvem demolir também as duas HISTÓRICAS GARES MARÍTIMAS com as célebres pinturas de Almada Negreiros?
“Teoria Geral do Esquecimento” “recomenda-se…”
E até aterrar a “Doca do Espanhol”, ideia de alguns “iluminados” há anos.
Os turcos fazem o que os portugueses nunca fizeram nos ultimos 30 anos para bem de Lisboa !