As obras de modernização do porto de Nacala deverão iniciar-se em Abril próximo, anunciou em Maputo o ministro dos Transportes e Comunicações moçambicano, Gabriel Muthisse.
O Projecto de Desenvolvimento do Porto de Nacala, como é designado, representará um investimento de 300 milhões de dólares, financiados pelo Japão. Os trabalhos desenvolver-se-ão de forma faseada, devendo ficar concluídos em 2017.
De acordo com o programa tornado público, as obras incidirão na ponte cais norte, pavimentação da área de parqueamento de contentores, instalação de equipamentos para a modernização das operações de manuseamento de combustíveis, alargamento de portões e construção de um terminal ferroviário, entre outras acções.
A execução dos trabalhos estará a cargo da japonesa Penta-Ocean Constrution Co Ltd. O contrato de adjudicação da empreitada foi assinado em Janeiro passado.
Ana Dimande, coordenadora do Projecto de Desenvolvimento do Porto de Nacala, disse que o porto de Nacala terá 240 mil metros quadrados após a sua expansão, o permitirá servir mais clientes internos e externos.
O porto de Nacala será igualmente a estação final da linha de caminho-de-ferro que o grupo brasileiro Vale está a construir a partir de Moatize, na província de Tete, com passagem pelo Malawi, para escoar carvão mineral.