Os estaleiros japoneses da Imabari Shipbuilding lançaram à água o primeiro dos dois porta-contentores de 20 150 TEU encomendados pela MOL em 2015.

MOL...

Com 400 metros de comprimentos e 58,5 metros de largura máxima, o novo navio é “irmão gémeo” do MOL Triumph, construído pela Samsung Heavy Industries (SHI) e entregue em Março passado – na altura foi o maior porta-contentores do mundo… mas o título durou pouco tempo.

Os dois navios fazem parte de uma encomenda de seis, colocada pela MOL em Março de 2015. Quatro serão detidos pela companhia e construídos pela SHI, os dois restantes sairão dos estaleiros Imabari e serão propriedade da Shoei Kisen Kaisha.

Naturalmente, todos os navios, com entregas previstas para o ano corrente, serão alinhados no Ásia-Norte da Europa, no âmbito da aliança THE Alliance. E serão também integrados na nova entidade, a ONE, resultante da fusão dos negócios de transporte marítimo de contentores da MOL, K Line e NYK.

Como curiosidade, recorde-se que depois do MOL Triumph o título de maior porta-contentores do mundo já foi ostentado pelo Madrid Maersk (20 568 TEU) e é agora pertença do OOCL Hong Kong (21 413 TEU).

 

Comments are closed.