O porto de Lisboa já tem o novo terminal de cruzeiros operacional. Coube ao Monarch fazer a estreia, e logo com uma operação de turnaround que envolveu cerca de 3 500 passageiros.

Ana Paula Vitorino - Porto de Lisboa - Cruzeiros

O arranque das operações, sem pompa nem circunstância, aconteceu na segunda-feira, e ficou assinalado apenas por uma visita de trabalho da ministra do Mar. Ana Paula Vitorino, acompanhada pela presidente do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, e pelo director do novo terminal, Ricardo Ferreira, visitou as instalações e acompanhou o primeiro dia de trabalho. A inauguração oficial ficará para “data oportuna após o acto eleitoral e empossado o novo Executivo de Lisboa”.

O Monarch desembarcou passageiros que terminaram uma viagem com origem em Warnemunde (Alemanha), e embarcou novos para um cruzeiro de oito dias com destino às Ilhas Canárias. Ricardo Ferreira considerou a propósito que o fluxo do processamento de bagagens e de passageiros decorreu com grande normalidade, sem quaisquer problemas de segurança e que a capacidade de resposta foi muito boa considerando que foi a primeira vez que a infra-estrutura foi utilizada, e numa operação mais complexa como é a de turnaround.

O projecto do novo teriminal de cruzeiros de Lisboa incluiu a recuperação/construção de um cais de 1 490 metros, a cargo da administração portuária, e posteriormente a construção da nova gare de passageiros, num investimento de 23 milhões de euros suportado pela concessionária LCT – Lisbon Cruise Terminals (que junta a Global Liman Isletmeleri A.S., Grupo Sousa, Investimentos, SGPS, Ld.ª, Royal Caribbean Cruises Ltd., e Creuers del Port de Barcelona, SA).

2018 será o melhor ano de sempre

Para este ano prevêem-se para Lisboa 337 escalas de navios de cruzeiros, num total de 524 mil passageiros.  Será este o segundo melhor de sempre dos cruzeiros na capital. Os recordes foram alcançados em 2013, com 353 escalas e 558 mil passageiros.

O ano de 2018 deverá ser o melhor de sempre, com 361 escalas e 617 mil passageiros.

O próximo ano ficará também marcado pela realização, em Lisboa, da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo.

Este artigo tem1 comentário

  1. Só mesmo a ministra do mar para inaugurar o NOVO TERMINAL DE CRUZEIROS DE LISBOA AINDA COM METADE DAS OBRAS POR FAZER E TERMINAR !!