O grupo polaco OT Logistics concluiu as negociações com o Ministério das Finanças do Montenegro para comprar uma participação de 51% no operador público montenegrino de transporte ferroviário de mercadorias Montecargo e uma participação de 30% na Luka Bar, operador do porto da cidade de Bar.
Montecargo

Segundo o acordo final, a OT Logistics pagará 2,5 milhões de euros pela participação de 51% na Montecargo e comprometeu-se a um programa de modernização de três anos, no valor de 3,45 milhões de euros, um aumento em relação aos 2,55 milhões da proposta original.

A companhia polaca comprometeu-se, além disso, a fornecer duas locomotivas através de um contrato de locação no valor de sete milhões de euros. A OT Logistics tem opção para aumentar a participação na Montecargo após três anos.

Quanto à participação de 30% na Luka Bar, a companhia polaca irá pagar 8,52 milhões de euros, contra 7,1 milhões da oferta original. No entanto, o investimento no porto será de 14 milhões de euros ao invés dos 17,1 milhões inicialmente previstos.

As negociações concluíram ainda que os acordos colectivos de trabalho existentes serão mantidos em ambas as companhias durante pelo menos três anos. Isso significa um aumento no salário mínimo e a manutenção dos postos de trabalho.

O negócio, que totaliza mais de 11 milhões de euros, tem agora de ser aprovado pelo Parlamento do país.

“Estamos satisfeitos por ter concluído com êxito as negociações com o Tesouro”, afirmou o presidente da OT Logistics, Zbigniew Nowik. “A aquisição planeada de acções na Montecargo e Luka Bar é um passo importante na nossa estratégia de crescimento e expansão no Sul da Europa. Queremos apoiar activamente o fluxo de mercadorias no corredor Norte-Sul. Esses importantes activos contribuirão para ampliar a nossa oferta e conquistar clientes em novos mercados”, acrescentou Zbigniew Nowik.

 

 

 

 

Comments are closed.