Sérgio Silva Monteiro é o escolhido para ser secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Manuel Pinto de Abreu assumirá a pasta da Secretaria de Estado do Mar.

Ainda não será desta que os Transportes conseguirão autonomizar-se das Obras Públicas e Comunicações. Pelo contrário, longe de irem ter um ministério só para si, como muitas vezes foi advogado, os empresários e profissionais do sector dos Transportes terão de contentar-se com uma secretaria de Estado, que será também das Obras Públicas e Comunicações.

A SEOPTC será, assim, uma das cinco secretarias de Estado do Ministério da Economia.

Por outro lado, os assuntos do Mar, transversais à governação e cada vez mais apontados como uma prioridade para garantir o futuro do País, mantêm-se como secretaria de Estado na esfera do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Para ocupar a secretaria de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações o indigitado é Sérgio Silva Monteiro. Até ao momento da redacção desta noticia não foi divulgada qualquer nota biográfica, e todas as buscas na www resultaram infrutíferas.

Será este “desconhecido” que terá por missão liderar a execução do Plano Estratégico de Transportes e lidar com matérias como o novo aeroporto, a Alta Velocidade, a rede ferroviária convencional, o plano rodoviário, os portos e plataformas logísticas, os operadores públicos de transportes, as gestoras de infra-estruturas e os organismos reguladores, etc., etc..

Manuel Pinto de Abreu será o secretário de Estado do Mar. Do seu currículo consta a presidência da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental. Doutorado em oceanografia física, é vice-reitor da Universidade Lusófona.

Os novos secretários de Estado tomaram posse amanhã, pelas 12 horas. Completo, o novo Governo de Pedro Passos Coelho conta 11 ministros e 34 secretários de Estado, mais um ministro e nove secretários de Estado do que o inicialmente previsto. Ainda assim, menos do que o último governo de José Sócrates.

O próximo passo será a apresentação do Programa do Governo na Assembleia da República.

 

 

Os comentários estão encerrados.