A Mota-Engil é a “preferida” para construir o porto do Benin, na Nigéria, tendo superado a concorrência da Yilport e da China Harbour Engineering Company.
Em causa está a concretização de um projecto velho de 75 anos, qual seja a construção de um novo porto pensado essencialmente para o tráfego e processamento de produtos agrícolas.
O novo porto terá um terminal de contentores com uma capacidade de 300 mil TEU/ano, um terminal de granéis e um terminal ro-ro (essencialmente para a recepção de automóveis).
O novo porto será desenvolvimento em regime de parceria público – privada (PPP), mas as autoridades nigerianas não revelaram ainda o montante do investimento previsto.
Com mais este investimento, a Mota-Engil reforça a sua presença na Nigéria, eleita como um dos mercados-alvo da companhia portuguesa em África, e onde está a construir a linha ferroviária de Kano – Maradi – Dutse, numa extensão de cerca de 400 quilómetros.
A provar a aposta está a recente importação de equipamentos de construção avaliados em 200 milhões de dólares. dotando a construtora portuguesa com o melhor parque de máquinas do país, na opinião dos seus responsáveis.