O Porto de Maputo vai recuperar um quilómetro de cais para poder receber navios de maiores dimensões. A Mota-Engil vai realizar a obra.

O anúncio foi feito pela concessionária do porto moçambicano (a MPDC, na sigla em inglês). O investimento é de 51,7 milhões de euros e os trabalhos iniciar-se-ão em Junho, devendo demorar ano e meio.

Os cais abrangidos pelas melhorias vão poder receber navios de maiores dimensões, tal como previsto no plano director do porto, referiu a concessionária em comunicado.

A reabilitação surge na sequência da dragagem que permitiu aprofundar o canal de acesso ao porto de Maputo, concluída em Janeiro de 2017, e que representou um investimento de 70 milhões de euros.

Aqueles trabalhos permitiram um aumento de 40% da capacidade de carga em Maputo e de 55% da capacidade de carga na Matola, desbloqueando um potencial que a MPDC espera ainda maximizar com as obras a realizar agora.

O porto de Maputo registou em 2017 um aumento de 22% dos volumes manuseados, com 18,2 milhões de toneladas contra 14,9 milhões no ano anterior.

Para 2018, a previsão é de movimentar cerca de 22 milhões de toneladas.

» Dragagens ajudam porto de Maputo a crescer

Comments are closed.