A EMSA, empresa do grupo Mota-Engil especializada na promoção, gestão e exploração de parques estacionamento, acaba de ganhar o seu primeiro concurso internacional, na cidade polaca de Wroclaw.
A nova infra-estrutura disporá de 331 lugares de estacionamento e localizar-se-á em pleno centro histórico, avança o “JdN” na sua edição de hoje, citando Paulo Nunes, administrador da Mota-Engil Ambiente e Serviços.
O investimento previsto é cerca de dez milhões de euros, financiados em 70% pelo BERD (Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento). O restante será financiado com capitais próprios. A construção estará a cargo da Mota-Engil Central Europe.
A concessão é feita por um período de 40 anos. O início da operação está previsto para Julho de 2013.
Este é o primeiro parque de estacionamento desenvolvimento na Polónia ao abrigo da uma PPP, e o grupo português espera que o modelo possa ser replicado noutras localidades. Além disso, a EMSA está a estudar novos investimentos na Sérvia, Croácia e Brasil.
Em Portugal a empresa explora cinco parques cobertos e zonas e de estacionamento de duração limitada, no Porto, Castelo Branco e Fundão, num total de cerca de dois mil lugares. Tem ainda em construção três parques de estacionamento em V.N. Gaia e irá gerir mais cerca de 3 000 lugares à superfície.