As autoridades da Holanda aplicaram uma multa recorde de 378 mil euros a um transportador local por utilização de motoristas ilegais.
As autoridades da inspecção do trabalho (SZW) da Holanda acusaram um transportador de Amersfoort, na província de Utrecht, de empregar nove motoristas turcos sem autorização de trabalho no país e outras 18 pessoas, de várias nacionalidades, também em situação ilegal.
Oficialmente, todos os motoristas da empresa eram trabalhadores de uma companhia búlgara que não existe há anos, de acordo com as autoridades búlgaras, que colaboraram na investigação holandesa.
Os 378 mil euros de multa dividem-se em dois “blocos”. A multa por violar a lei de contratação de nacionais não europeus é de 216 mil euros e a coima por recorrer a trabalho clandestino ascende a 162 mil euros. Os camiões e as contas da empresa foram apreendidos pela SZW para garantir o pagamento da multa.
Além disso, o gerente da companhia, cujo nome não foi divulgado, terá de pagar, pessoalmente, 162 mil euros, ou seja, quase metade do valor total da coima aplicada à sociedade.