O projecto MOVE-ME, premiado pela Comissão Europeia, só tem garantido financiamento até Outubro, mas os seus criadores acreditam que possa continuar e mesmo expandir-se.
O MOVE-ME é uma aplicação para telemóveis que oferece informação em tempo real sobre rotas intermodais dos transportes públicos do Porto. A aplicação foi criada pela OPT – Optimização e Planeamento de Transportes em colaboração com a Antrop, a Metro do Porto, a STCP e 13 operadores privados de transportes públicos de pesados de passageiros a operar na Invicta.
O projecto foi distinguido, ontem, pelo Forum Civitas, da Comissão Europeia, na categoria de “Inovação Técnica”. O júri considerou que a aplicação “oferece informação útil aos utilizadores”. E a verdade é que mesmo o posto de turismo do aeroporto Francisco Sá Carneiro a utiliza para ajudar os turistas.
O MOVE-ME representa um investimento de 60-70 mil euros, comparticipado a 50% por fundos comunitários, e apenas tem financiamento garantido até Outubro. À “Lusa”, Sara Meireles, da OPT, afirmou que “está a ser avaliada a continuidade” do projecto enquanto aplicação gratuita e que o objectivo é até ir mais longe, expandindo-o a nível nacional.
“A OPT está já a negociar com as operadoras e instituições envolvidas a continuidade do MOVE-ME” no Porto, disse. Além disso, adiantou, a OPT tem também encetado contactos com empresas em Lisboa para que seja possível criar uma aplicação que “torne o MOVE-ME uma plataforma nacional”.
O MOVE-ME foi lançado em Fevereiro. “O balanço que fazemos do projecto é muito positivo”, disse Sara Meirelas, acrescentando que, até Junho, já tinham sido feitas mais de 50 mil transferências da aplicação.