O movimento global de contentores marítimos cresceu 14,5% no ano passado, a maior taxa desde o início do século, compensando largamente a quebra de 8,9% registada em 2009.
Em 2010, os portos mundiais movimentaram 560 milhões de TEU, número que compara com os 489 milhões de TEU verificados em 2009 quando, pela primeira vez na história da indústria, aconteceu uma recessão, sublinha a Alphaliner.
Os portos chineses foram o “motor” do crescimento global. Juntos (incluindo Hong Kong) movimentaram 169 milhões de TEU, mais 17,9% em termos homólogos. E porque cresceram mais que o mercado, aumentaram a sua quota ultrapassando pela primeira vez os 30% do movimento global (30,1%).
Não por acaso, são agora chineses nove dos 20 maiores portos do mundo. E também não foi por acaso que a Hutchison Port Holdings reganhou a liderança entre os operadores mundiais de terminais de contentores com um crescimento de 14,9% para os 75 milhões de TEU, sublinha a Alphaliner.
Os portos da América Latina foram os segundos melhores, em termos de crescimento, com uma subida de 17,6%. Mas partindo de números absolutos substancialmente diferentes.
De acordo com as contas dos analistas franceses, 48 dos 50 maiores portos do mundo cresceram em 2010, sendo que os outros dois registaram perdas marginais. No global, os portos do “top 50” avançaram 15%.
Para o ano corrente, a Alphaliner estima um crescimento mais moderado da actividade, de apenas 8,4%. Será, em termos percentuais, o terceiro registo mais baixo do século (descontando a quebra de 2009), mas ainda assim suficiente para pela primeira vez se ultrapassar a fasquia dos 600 milhões de TEU movimentados.