O volume de comércio que passou pelo Canal do Suez caiu 50% nos dois primeiros meses do ano, enquanto o que transitou pelo Cabo da Boa Esperança aumentou cerca de 74%.
Os dados constam de um artigo publicado no blogue do Fundo Monetário Internacional (FMI), assinado por Parisa Kamali, Robin Koepke, Alessandra Sozzi e Jasper Verschuur, que destaca que os ataques no Mar Vermelho perturbam o comércio global.
Os rebeldes iemenitas, que têm laços estreitos com o Irão, intensificaram os ataques nos últimos meses no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, importantes vias para o comércio mundial. Alegam estar a agir em apoio dos palestinianos na Faixa de Gaza, onde a guerra entre Israel e o Hamas entrou no quinto mês.
Nos últimos meses o comércio global foi travado por perturbações em duas rotas marítimas críticas.
Os ataques a navios no Mar Vermelho reduziram o tráfego através do Canal do Suez, a rota marítima mais curta entre a Ásia e a Europa, através da qual normalmente passa cerca de 15% do volume do comércio marítimo global, levando diversas companhias a desviarem os navios para a Rota do Cabo, com isso aumentando os transit times em dez dias ou mais, em média.
Paralelamente, a grave seca na região do Canal do Panamá obrigou a reduzir substancialmente as travessias desde Outubro do ano passado naquela via, por onde passa cerca de 5% do comércio marítimo global.
Os analistas estimam que o volume do comércio em trânsito através do Canal do Panamá caiu quase 32% em Janeiro e Fevereiro deste ano face a igual período do ano passado.