Sábado, Maio 24, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Blockchain na otimização do setor portuário

    Inovar ou estagnar: o Capital Humano como motor da transição portuária

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Blockchain na otimização do setor portuário

    Inovar ou estagnar: o Capital Humano como motor da transição portuária

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Movimento no canal do Suez caiu para metade

por T&N
12/02/2024
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Canal do Suez é uma importante fonte de divisas para o Egipto

O movimento de navios no canal do Suez caiu mais de metade (-51,3%) desde o início da crise no Mar Vermelho, com os ataques dos rebeldes Hutis do Iémen, em Novembro.

De acordo com a “EFE”, que cita dados do observatório Port Watch, uma ferramenta da Universidade de Oxford e do Fundo Monetário Internacional (FMI), desde o dia 19 de Novembro, quando o grupo apoiado pelo Irão capturou o cargueiro Galaxy Leader, a média de carga transportada pelo canal do Suez caiu dos 5,5 milhões de toneladas diárias, para 2,1 milhões de toneladas na última semana, uma quebra de 61,4% em menos de quatro meses.

Lertambém

Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

23/05/2025
China ajuda Cabo Verde a planear ZEE da Economia Marítima

Transinsular investe na cabotagem em Cabo Verde

22/05/2025
O dia com menos tráfego aconteceu a 23 de janeiro, quando apenas 28 navios de mercadorias e seis tanques com combustível cruzaram o Suez.

O líder da Autoridade do Canal do Suez, Osama Rabie, reuniu-se há duas semanas com representantes de 15 grandes companhias de navegação, que lhe garantiram que regressariam à rota tradicional “quando as tensões terminarem”, segundo um comunicado da Autoridade do Canal do Suez.

Os números são semelhantes na travessia de Bab el Mandeb, a entrada do Mar Vermelho e onde os Hutis atacam navios que escalam ou se dirigem a portos israelitas, uma acção que alegam ser em defesa da causa palestiniana e que provocou uma contrao-fensiva de uma coligação militar internacional liderada pelos Estados Unidos.

Até agora, houve uma queda de 54% no número de navios que decidem passar pelo estreito e uma queda de 66,4% nas mercadorias em comparação com antes da crise, de 5,1 milhões de toneladas, em Novembro, para 1,7 milhões, na primeira semana de Fevereiro.

O Port Watch, que monitoriza 120 mil navios e 1 400 portos em todo o mundo, “localiza os navios de carga através dos sinais que enviam por satélite”, explicou a economista e uma das responsáveis pela ferramenta em declarações à “EFE”.

“Registamos quando os navios entram ou saem de um porto, bem como outros pontos de controlo específicos”, disse Parisa Kamali, embora tenha advertido que “alguns dos navios que passam pelo Bab el Mandeb desligam os seus transmissores para evitar partilhar a sua localização e proteger-se de possíveis ataques”, o que “complica a sua localização”.

O Mar Vermelho, limitado a norte pelo Canal do Suez e a sul pelo Estreito de Bab el Mandeb, é uma via navegável através da qual passam anualmente mais de 19 mil navios de carga, representando 11% do tráfego marítimo mundial, de acordo com a Port Watch, além de ser a rota mais rápida entre os portos asiáticos e o Mediterrâneo.

Um grande número de companhias de navegação reduziu ou cessou completamente as suas operações na região e optou por utilizar rotas alternativas, como a que contorna o continente africano a sul, ao longo do Cabo da Boa Esperança, cuja utilização cresceu 51,9% neste período, apesar de implicar mais 10 dias de travessia e aumentar os custos.

O Egipto arrecada cerca de 8 mil milhões de dólares por ano com o Canal do Suez, razão pela qual as suas autoridades lançaram uma campanha para convencer as companhias de navegação a voltarem a transitar pela passagem artificial devido à grave crise económica que o país atravessa, marcada pela falta de divisas.

Notícias Relacionadas

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios
Marítimo

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

13/05/2025
Canal do Suez dá descontos aos grandes navios
Marítimo

Porta-contentores continuam longe do Suez

29/04/2025
Canal do Suez dá descontos aos grandes navios
Marítimo

Porta-contentores tardam em voltar ao Canal do Suez

07/02/2025
A seguir
LASO em mega-operação no Parque Eólico Gardunha II

LASO em mega-operação no Parque Eólico Gardunha II

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

ANA com lucro recorde de 517 milhões de euros

ANA com lucro recorde de 517 milhões de euros

23/05/2025
Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

23/05/2025
TAP Cargo cresceu 6% no primeiro trimestre

TAP Cargo cresceu 6% no primeiro trimestre

23/05/2025
China ajuda Cabo Verde a planear ZEE da Economia Marítima

Transinsular investe na cabotagem em Cabo Verde

22/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados