Mais dois navios e a MSC ultrapassará a fasquia dos cinco milhões de TEU de capacidade de transporte de contentores.
O acontecimento é inédito e está iminente, assim comecem a operar o MSC Michel Cappelini e o MSC Gemma, dois navios de 24 000 TEU cada já concluídos em estaleiros chineses.
Actualmente, de acordo com a Alphaliner, a MSC opera uma frota de 753 navios, com uma capacidade agregada de 4 956 720 TEU, que lhe confere uma quota de 18,5%, três pontos percentuais acima da Maersk, número um mundial até ao início de 2022.
O crescimento da MSC acelerou-se nos últimos anos e é, de acordo com os analistas, uma das causas e uma das consequência do fim anunciado da parceria com a Maersk na aliança 2M.
Com tamanha capacidade, a MSC pode perfeitamente operar sozinha. Tanto mais que não deverá ficar por aqui. A sua cartgeira de encomendas, sempre de acordo com a Alphaliner, totaliza 127 navios, num total de 1,66 milhões de TEU, ou 33,5% da sua capacidade actual.
Mesmo considerando a substituição de navios mais antigos, tudo aponta para que o limiar dos seis milhões de TEU possa ser superado em meados do próximo ano.
Colocando os números em perspectiva, cinco milhões de TEU era a capacidade total da frota de porta-contentores no início do século. Aos dias de hoje, contam-se 26,9 milhões de TEU.