A carteira de encomendas da MSC supera já a centena de navios porta-contentores, de acordo com a Alphaliner.
Afinal, não foram 14, mas sim 20 os navios encomendados recentemente pela MSC junto de estaleiros asiáticos. Aos 14 porta-contentores de 8 000 TEU contratados com a chinesa New Times Shipbuilding, acrescem outros seus de 7 900 TEU encomendados à sul-coreana HD Hyundai.
A Clarkson Research avança que todos os navios deverão ser entregues em 2025. Quanto ao valor do negócio, apenas se sabe que a encomenda sul-coreana foi contratada ao preço unitários de 134,3 milhões de dólares, o que perfaz mais de 805 milhões de dólares, E eleva o valor total do investimento para lá dos dois mil milhões de dólares.
Com mais estas 20 encomendas, a MSC passa a ter em carteira 102 novos navios, com uma capacidade agregada de 1,34 milhões de TEU. O equivalente a 30,8% da sua capacidade actual, segundo os dados da Alpahliner.
A Evergreen, que tem a segunda maior carteira de encomendas, não vai além dos 627 mil TEU. E a Maersk, número dois mundial, fica-se pelos 319 mil TEU.
Mesmo assumindo que muitos dos novos navios se destinarão a substituir tonelagem antiga, tudo indica que a MSC ultrapassará em breve a fasquia dos cinco milhões de TEU de capacidade (actualmente controla 4,4 milhões de TEU) e descolará da concorrência.