A MSC poderá aumentar este ano, de forma substancial, a sua quota de mercado no FE-Europa, essencialmente à custa da Maersk, prevê a Alphaliner.
Actualmente a MSC detém 43 navios de +11 500 TEU. No final de Março serão 43… acima dos 12 500 TEU. O suficiente para operar todos os seus quatro serviços Ásia-Europa-Mediterrâneo com navios de +12 500 TEU.
Para fazer frente à sua poderosa concorrente, a Maersk Line disporá apenas de 21 navios de 11 500 TEU. Os Triple-E, de 18 000 TEU, que tantas atenções concitarão quando foram anunciados, só deverão começar a entrar no mercado em 2013.
Com isto, prevê a Alphaliner, a MSC tem todas as condições para aumentar a sua quota de mercado no Ásia-Europa, essencialmente à custa da Maersk.
Todavia, há poucos dias apenas, a Maersk reafirmou a sua intenção de defender a sua quoita de mercado “a todo o custo”. Foi no comunicado em que anunciou uma redução de 9% na oferta de capacidade no Ásia-Europa, pressionada pela sobrecapacidade e pela quebra dos fretes.
Resta, por isso, esperar para ver como irá lidar a MSC com a crescente capacidade de que disporá (serão 56 navios de mais de 11 500 TEU no final do ano), o que dependerá também muito da evolução da procura e, logo, dos fretes. E também verificar até onde estará disposta a ir a Maersk para defender a sua posição.