Ao longo de 2010, os 20 maiores players mundiais no transporte marítimo de contentores aumentaram em 14% a capacidade da frota operada.
Entre 1 de Janeiro de 2010 e 1 de Janeiro de 2011, a frota de porta-contentores controlada pelos maiores operadores cresceu 1,5 milhões de TEU, ou 14%, tendo atingido os 12,3 milhões de TEU, assinala a Alphaliner.
No mesmo período, a frota mundial de porta-contentores aumentou 8,6%, para 14,8 milhões de TEU. Resultado, a quota de mercado detida em conjunto pelos integrantes do “top 20” cresceu de 79% para 83%, acrescentam os analistas da casa parisiense.
A MSC destacou-se entre os principais players, com um aumento de 25% na capacidade operada. Ao longo do ano findo, a companhia helvética acrescentou 375 mil TEU à sua frota, quer com navios próprios, quer com navios fretados. Com isso, a MSC, número dois mundial, aproximou-se do número um, a Maersk Line, que cresceu apenas 5%, essencialmente através do fretamento de navios.
A CMA CGM, número três no ranking, também progrediu 17%, distanciando-se da Evergreen (mais 8% ao longo de 2010), que tem agora praticamente a par a Hapag-Lloyd (fruto de um aumento de capacidade de 30%).
A CSAV, que há um ano estava em sérios apuros, foi quem mais aumentou a capacidade da sua frota ao longo de 2010: 74%, de 333 mil TEU para 579 mil TEU. Essencialmente navios fretados.
A NYK Line e a K Line foram os únicos operadores entre os 20 maiores a reduzirem capacidade no último exercício, em 5% e 4%, respectivamente.
O aumento da procura, que justificou o aumento da capacidade, motivou também uma forte redução da frota de porta-contentores imobilizados por falta de cargas. Segundo a Alphaliner, a frota imobilizada pertença dos 20 maiores players caiu de 740 mil TEU (6,9% do total), em 1 de Janeiro de 2010, para apenas 136 mil TEU (1,1%) no arranque de 2011.