Le Havre anuncia para o início de 2012 o arranque das operações da MSC no novo terminal de contentores do porto francês.

O novo terminal, que representou um investimento de 160 milhões de euros, disporá de uma frente de cais com 1 400 metros e quatro postos de acostagem. No início do ano apenas um estará operacional, seguindo-se os outros três até ao final de 2012.

Actualmente a MSC, o maior cliente do porto de Le Havre na movimentação de contentores (com um terço do total) opera no terminal de Bougainville, que será desactivado. O novo terminal, porém, disponibilizará fundos de -16 metros, o que permitirá ao armador helvético escalar o porto francês com os seus navios de 14 000 TEU

O novo terminal será operado pela Terminal Normandie MSC.

Outros dois terminais de contentores, com cinco postos de acostagem, estão já em operação no Port 2000, a zona de expansão do porto francês. Um é operado conjuntamente pela DP World e pela CMA CGM e o outro é gerido pelo grupo Perrigault, em parceria com a AP Moller-Maersk.

Com a conclusão do novo terminal, Le Havre disporá de 4 200 metros de cais e dez posições de acostagem (podendo chegar às 12), com capacidade para movimentar quatro milhões de TEU/ano.

Até 2013, quando o seu terminal estará completamente operacional, a MSC projecta aumentar o número de serviços em Le Havre, dos actuais sete para 12.

Comments are closed.