A MSC comprou a maioria da italiana AlisCargo, dando assim mais um passo na sua estratégia de crescimento na carga aérea.
As duas partes confirmaram o negócio, sem revelar detalhes, mas adiantaram que ele representa um primeiro passo para a MSC assumir 100% da AlisCargo no início de Janeiro do próximo ano, quando a companhia deverá retomar as operações com um B777 cargueiro.
A AlisCargo foi lançada em plena pandemia (meados de 2021) e chegou a operar com quatro B777-200 “preighters”. Porém, com a regularização da conjuntura e do mercado de transporte aéreo, o transporte de carga na cabina deixou de ser autorizado e a companhia, sedeada e Milão, deixou de operar, mantendo embora a sua licença de operação (suspensa no entretanto).
A MSC lançou a sua MSC Air Cargo em Dezembro do ano passado, estando a operar com dois B777-200 cargueiros contratados em regime ACMI com a Atlas Air, que asseguram ligações entre a Europa, a Ásia e a América Central. Mais dois aviões iguais são esperados nos próximos seis meses.
Com a compra da operadora italiana, a companhia helvética passará a deter cinco aviões, uma licença de operação e uma base europeia.