A MSC não dá sinais de abrandar na busca de navios para aumentar a sua capacidade. Agora tomou “de trespasse” dos navios de 14 000 TEU em construção.
Os dois porta-contentores foram encomendados pela BAL Container Line em Junho de 2022 junto dos estaleiros chineses Jiangnan Shipyard, por cerca de 280 milhões de dólares, para serem entregues em 2025.
Até ao momento a BAL dispendeu 84,3 milhões de dólares com as duas construções, mas a MSC aceitou pagar-lhe 133 milhões de dólares, o que representa uma mais-valia de 49 milhões de dólares. A companhia helvética assumirá ainda, claro, o custo remanescente dos veículos, estimado em 196,7 milhões de dólares.
Curiosamente, se agora vendeu dois porta-contentores em construção, a BAL assinou em Maio último uma carta de intenções com os mesmos estaleiros para uma encomenda de 2+2 porta-contentores de 14 000 TEU, ao preço unitário de 150 milhões de dólares. As duas primeiras unidades têm entrega prevista para 2027.
Com mais este negócio, a MSC supera a fasquia dos 100 navios encomendados, com uma capacidade agregada que já supera os 20% da sua fota actual.
A MSC é (cada vez mais) líder destacada no que toca à capacidade de transporte marítimo de contentores, com seis milhões de TEU e 20% de quota de mercado.