A MSC terá contratado dez navios de 24 mil TEU, elevando a carteira de encomendas para a casa dos 2,1 milhões de TEU, mais do que tem a ONE, número 5 mundial.
A novidade é avançada pela credível Alphaliner: a MSC encomendou aos estaleiros chineses da Hengli Heavy Indutry (ex-STX Dalian) mais dez porta-contentores de 24 mil TEU, num negócio que poderá valer qualquer coisa como 2,35 mil milhões de dólares. Já em Setembro passado a MSC tinha ali contratado dez navios de 21 mil TEU, no âmbito de uma parceria estratégica firmada no início do ano.
A Alphaliner não adianta pormenores sobre a nova encomenda, assumindo-se que os navios terão motorizações dual fuel e GNL. As entregas deverão acontecer a partir de 2028.
À falta de confirmação oficial, a consultora ainda não contabiliza este negócio na carteira de encomendas da MSC, que assim permanece nos 1,9 milhões de TEU, relativos a 128 navios. Acrescentando-se os 240 mil TEU de que agora se fala, a MSC passará a ter contratada uma frota de cerca de 2,1 milhões de TEU, quase o dobro da capacidade contratada pela CMA CGM, segunda nesta ranking muito particular.
Mais. Caso se tratasse de uma companhia de shipping de contentores, a frota encomendada da MSC entraria directa para o quinto lugar do ranking mundial, à frente da ONE (actualmente com uma capacidade de 1,96 milhões de TEU, segundo a Alphaliner) e a apenas cerca de 200 mil TEU de distância da Hapag-Lloyd, número quatro.
Além das encomendas de navios novos, a MSC continua muito activa no mercado de segunda mão, tendo comprado mais de 400 navios nos últimos quatrro anos.
Com o fim da 2M, a MSC passará a operar sozinha a partir de Fevereiro próximo.