A MSC foi a companhia que mais aumentou a sua capacidade de transporte de contentores no primeiro semestre, calcula a Alphaliner.
A MSC, que recentemente superou a fasquia dos seis milhões de TEU de capacidade, aumentou a sua frota em 400 mil TEU ao longo do primeiro semestre.
Comparando com a capacidade global da MSC, o crescimento – 7,1% – superou a média do mercado – 6,2% -, mas não foi o maior entre os players do top 10 do mercado. Todavia, em termos absolutos, o acréscimo de capacidade praticamente duplicou os dos seus mais directos concorrentes.
Atrás da MSC situaram-se, no primeiro semestre, a Maersk, Hapag-Lloyd (ambas sobre a casa dos 200 mil TEU), COSCO e CMA CGM (as duas ligeiramente abaixo dos 200 mil TEU), ONE e ZIM (cerca de 100 mil TEU, cada), HMM e Evergreen (à volta dos 50 mil TEU, cada). A Yang Ming reduziu a sua capacidade em 2%.
Em termos percentuais, comparando a capacidade das frotas no arranque do ano e no início de Julho, a ZIM destaca-se dos demais, com um ganho de 17,5%, seguida à distância pela Hapag-Lloyd com 10,6%.
Seguem-se neste ranking particular a HMM (+7,3%), MCS (+7,1%), ONE (+6,3%), COSCO (+6,2%), Maersk (+5,6%), CMA CGM (+4,9%) e Evergreen (+2,8%).
Olhando para o ranking da Alphaliner, a ZIM logrou superou a Yang Ming e ascender ao nono lugar, agora com uma capacidade total de cerca de 734 mil TEU.