É “oficial”. A MSC é a nova líder mundial entre os transportadores marítimos de contentores, pondo fim a um reinado de 25 anos da Maersk.
Na viragem do ano, a MSC assumiu o primeiro lugar no ranking elaborado pela Alphaliner, com uma capacidade total de transporte de 4 284 728 TEU, em 645 navios.
A Maersk, parceria da NSC na aliança 2M, caiu para o segundo lugar da tabela da Alphaliner, com um total de 4 282 840 TEU, com uma frota de 738 navios.
A troca de posições há muito se adivinhava, com a agressiva política de crescimento da MSC a contrastar com o conservadorismo da Maersk. De acordo com a Alphaliner, no ano passado, a MSC aumentou a sua capacidade em 411 mil TEU, ao passo que a Maersk apenas acrescentou 142 mil.
A tendência deverá manter-se, a avaliar pelos números das encomendas de ambas as operadoras, Sempre de acordo com a Alphaliner, a MSC tem ainda encomendados 60 navios, com uma capacidade agregada de 999 808 TEU (ou 23,2% da capacidade existente), ao passo que a Maersk apenas aguarda a entrega de 25 navios, num total de 255 100 TEU, ou 6% da sua frota.
Cada uma das companhias detém uma quota de 17% da oferta de capacidade, o que confere à sua aliança 2M mais de um terço do mercado mundial.
Juntos, os cinco maiores players mundiais (incluindo a CMA CGM, Cosco e Hapag-Lloyd. esta a grande distância) controlam 65% da capacidade de transporte marítimo de contentores a nível mundial.