A MSC e a CMA CGM reforçaram a sua posição como principais players no short sea shipping europeu, em termos de capacidade, de acordo com a análise realizada pela Alphaliner.
A oferta de capacidade no transporte marítimo intra-europeu de contentores decaiu 1,2%, desde Fevereiro do ano passado, estima a Alphaliner, que justifica a redução com a guerra na Ucrânia, que motivou a suspensão de muitos serviços com a Rússia.
Apesar disso, vários operadores aumentaram a sua capacidade, com destaque para os dois maiores no mercado. A MSC cresceu de 310 para 317 mil TEU e passou a deter uma quota de 32,6%, enquanto a CMA CGM (incluindo a Containerships) atingiu os 16,2%, com um reforço de 147 mil para 158 mil TEU.
A CMA CGM foi mesmo a companhia que mais aumentou a oferta de capacidade, com a Alphaliner a explicá-lo pela transferência de navios que operavam com a Rússia para outros serviços intra-europeus e pela transferência das escalas em portos russos para outros no Mar Báltico e no Mar Negro.
Ao invés, a Maersk (e a Sealand, que em breve desaparecerá como marca autónoma) reduziu a sua oferta, de 114 mil para 110 mil TEU.
Num mercado cada vez mais dominado pelas principais companhias de shipping de contentores, a Unifeeder manteve-se como o maior operador independente, mas com uma oferta reduzida, de 61 mil para 46 mil TEU (4,7%).