A MSC já não vai comprar a Global Ports Holding. As negociações terminaram na véspera do fim do prazo para a apresentação de uma proposta vinculativa.
Foi em meados de Junho que uma subsidiária do Grupo MSC manifestou a intenção de apresentar uma oferta de compra da totalidade da Global Ports Holding (GPH), o maior operador independente de terminais de cruzeiro do mundo.
As razões para o insucesso das negociações não foram detalhadas. Em comunicado, a Global Ports Holding, citando o seu fundador e CEO, refere apenas que o “o Board está totalmente empenhado em executar com sucesso a estratégia de longo prazo para fazer crescer o negócio e criar valor para os accionistas”.
A Global Ports Holding, de origem turca, foi fundada em 2004 e opera 26 terminais de cruzeiros, em 14 países, particularmente no Mediterrâneo, mas também no Adriático, Norte da Europa, Caraíbas e Ásia. Desde 2014 integra o consórcio que detém a concessão dos terminais de cruzeiros de Lisboa.
A MSC detém a MSC Cruises, que reclama a terceira posição entre as marcas de cruzeiros, com uma forte presença especialmente na Europa e no Golfo.
A eventual aquisição da GPH pela MSC teria um enorme impacto na indústria de cruzeiros.