Estará por dias o anúncio do acordo para a entrada da MSC no terminal de contentores BEST da Hutchison Ports, em Barcelona.
O negócio chegou a ser dado como iminente em Janeiro passado, mas gora será mesmo de vez, avança o “El Mercantil”. A MSC estará a ponto de comprar 50% do Barcelona Europe South Terminal (BEST), o maior terminal de contentores do porto catalão, à Hutchison Port Holdings.
O valor do negócio, adianta o media espanhol citando várias fontes tidas como conhecedoras das negociações, deverá situar-se num intervalo entre os 250 e os 350 milhões de euros., A Hutchison manterá a gestão da infra-estrutura.
A MSC já é o principal cliente do BEST, representando cerca de 60% da sua produção. Ainda assim, a operação terá de passar pelo crivo das autoridades da concorrência.
Com mais esta compra, a MSC reforçará a sua estratégia de controlar – isoladamente ou em parceria – os principais terminais onde opera. Porque “quando as coisas correm mal, os terminais operados permitem um maior controlo. Não é por acaso que gerimos 70 terminais de contentores em todo o mundo, porque quando se verticalizam as operações aumenta-se o controlo sobre as operações e ganha-se capacidade de adaptação das redes em momentos de incerteza”, justificou Bud Darr, vice-presidente executivo da MSC, num recente evento nos EUA, citado pelo “El Mercantil”.
Esta não será a primeira parceria entre a MSC e a Hutchison, que estão juntas, por exemplo, em Roterdão.
O terminal BEST de Barcelona tem uma capacidade de 2,8 milhões de TEU e planos pra crescer 1,5 milhões. Em Valência, a MSC, através da TIL, controla um terminal de 1,5 milhões de TEU e vai investir mil milhões numa ampliação para cinco milhões de TEU num novo terminal. Em Sines, onde a TIL é parceira da PSA, o Terminal XXI tem capacidade para 2,7 milhões de TEU mas continua a investir para chegar aos 4,2 milhões de TEU.