A MSC lidera o ranking da Alphaliner das maiores companhias de transporte marítimo de contentores reefer.
A MSC; número um no shipping de contentores, em termos de capacidade, repete o lugar no transporte de contentores reefer, com um total de 496 200 TEU, nos seus 746 navios, refere a Alphaliner.
Comparando com os números de há um ano apurados pela consultora, a MSC aumentou a sua capacidade em 12,1%, em linha com o aumento de 11,8% na frota total.
A Maersk, destronada pela MSC em Janeiro de 2022, mantém, todavia, a maior capacidade relativa de transporte de reefe face ao total da sua frota, com uma percentagem de 23,1%, acima dos 20,3% da MSC.
De um modo geral, a capacidade de transporte de contentores reefer acompanhou o aumento das frotas dos diversos operadores, pelo que os dois rankings praticamente se decalcam.
Mas ele há excepções, como a Hapag-Lloyd, muito activa no transporte de produtos frescos da América Latina, e que aumentou a sua capacidade de transporte de reefer em 4,7% desde Abril do ano passado, apesar de a sua frota ter crescido globalmente apenas 0,4% no mesmo período.
Uma outra excepção, de cariz diferente, é a ZIM, décima no ranking dos maiores operadores de transporte marítimo de contentores, mas oitava no que toca à capacidade de transporte de reefer.