A MSC e a Lufthansa manifestaram hoje ao governo italiano o seu interesse em adquirir uma posição maioritária na ITA Airways.
De acordo com a informação tornada pública, a MSC e a Lufthansa terão solicitado um prazo de 90 dias para negociarem em exclusivo a entrada no capital da ITA Airways.
A intenção será comprar uma posição maioritária. mas a ITA Airways terá entretanto afirmado, sem especificar, que a maioria do capital permaneceria italiana. O Estado detém actualmente 100% da operadora e a MSC é, como se sabe, uma empesa italo-suíça.
O interesse da Lufthansa na ITA Airways, e vice-versa, já era conhecido. A novidade é, pois, o envolvimento da MSC. Justificado pela complementaridade ente os seus negócios de transporte marítimo de contentores e de cruzeiros com o transporte aéreo.
Porque não é cotada, as contas da MSC não são tornadas públicas, mas tudo indica que o grupo, tal como os seus pares no shipping de contentores, tenha acumulado lucros milionários no ano passado, que lhe garantem a liquidez para continuar a investir em várias frentes.
Com este negócio, a nova número um mundial no transporte marítimo de contentores eleva a fasquia relativamente às suas rivais no envolvimento no negócio da carga aérea. Porque uma coisa é lançar uma operação própria com dois, três aviões cargueiros, como o fizeram a CMA CGM e a Maersk, e outra é entrar no capital de uma companhia (ainda) de bandeira.