A MSC e a ZIM firmaram “um acordo operacional” com incidência em vários tráfegos, anunciou a companhia israelita.
O novo acordo, que será implementado assim sejam obtidas as necessárias autorizações das entidades reguladoras, contempla a partilha de navios e de slots e a compra de slots, referiu a ZIM (a MSC ainda não emitiu qualquer comunicação a propósito).
Em termos geográficos, a parceria incidirá nas ligações entre o Mediterrâneo Oriental e o Norte da Europa, o subcontinente indiano e o Mediterrâneo Oriental e a Ásia oriental e a Oceania
Este acordo mais global segue de perto o anúncio de dois VSA entre as duas companhias, ainda no final do mês passado.
Para a MSC, este acordo é mais uma peça na estratégia para continuar a crescer sozinha depois do fim da aliança 2M. Para a ZIM, trata-se de reagir à brusca alteração do mercado e de buscar vantagens operacionais e financeiras para reverter as perdas de 271 milhões de dólares acumuladas já no primeiro semestre do ano corrente.
A MSC é número um no ranking mundial de transporte marítimo de contentores. A ZIM é número dez. A MSC criou com a Maersk a aliança 2M (que agora tem o fim anunciado). A ZIM nunca alinhou em nenhuma aliança.