Apesar de já ter, de longe, a maior carteira de encomendas, e da mudança de conjuntura , a MSC continua às compras de porta-contentores.
De acordo com brokers citados nos media internacionais, a MSC terá colocado uma encomenda de dez porta-contentores de 11 400 TEU junto dos chineses Zhoushan Changhong International Shipyard.
Os novos navios deverão ser entregues entre 2025 e 2026,.
O valor do negócio não é conhecido, mas no ano passado a MSC pagou 122 milhões de dólares por navios semelhantes, especialmente vocacionados para os tráfegos entre a Ásia e a América do Sul.
Com mais esta encomenda, a companhia passará a ter contratadas 134 novas construções, com uma capacidade agregada de cerca de dois milhões de TEU, ou perto de 40% da sua frota actual.
Nos dois últimos anos a MSC cresceu mais de 730 mil TEU em capacidade, e com isso superou a Maersk no início de 2022 e terminou o ano transacto com uma vantagem de 1,4% sobre aquela, em termos de quota de mercado na oferta de capacidade.